sábado, 22 de janeiro de 2011

Os Sonhos Não Sangram

   Numa de minhas viagens ao interior, estive observando figuras de um cotidiano do qual eu não participava. O nome da cidade não é importante, acho que nem lembro qual é. O que importa é o que guardei. E nessa caixa de lembranças bem marcadas, encontra-se um certo senhor.

  Devia ter uns 50 anos e provavelmente havia passado a maior parte da sua vida na lavoura. Tinha as mãos calejadas e a face com marcas de sol, mas era relativamente alto e forte. Ainda tinha muita força para trabalhar, dizia. Trabalhava para um grande proprietário desde que seu pequeno pedaço de terra foi tomado pelo banco. (Eu também trabalhava para esse mesmo proprietário, só que numa empresa urbana – pra você ver!) E a vida era dura, sim. Mas ele ainda carregava um sorriso em seu rosto grosseiro.

  Porém não foi isso que me surpreendeu nele. O que me despertou a minha curiosidade nele era um hábito, eu diria, peculiar. Depois da sua árdua jornada de trabalho que começava às quatro da manhã e terminava ás seis da noite, ele jantava e se dirigia para o que ele denominava “fábrica de sonhos”. Não era nada que coubesse nas minhas tentativas de visualizar uma “fábrica de sonhos”, era apenas uma oficina de artesanato. Mas ao vê-lo manusear aquilo com tanto esmero, ao observar seus olhos brilhando ao me mostrar a transformação do barro em escultura, senti que era algo a mais.

  Um dia desses estava a conversar com ele, enquanto ele capinava e preparava a terra (Juro que ajudaria no serviço dele se o sol e o cansaço físico não me impedissem). Disse que as peças dele eram maravilhosas e perguntei qual era a sua motivação para criar coisas tão belas no meio daquilo tudo. Ele me disse que não precisava de motivação, o que ele fazia era sua motivação, que o artesanato era o seu sonho. E disse também que isso era a única coisa que não podiam ferir. Podiam ferir sua liberdade, suas mãos, seus direitos... Qualquer coisa... Mas não podiam ferir seu sonho, pois não conseguiriam alcançá-lo. Não tirariam dele uma gota de sangue, porque os sonhos não sangram...

2 Comentários:

Anônimo disse...

"Sonhos não sangram" xD
Posso pegar emprestado?

Jéssica Evelyn disse...

'"Sonhos não sangram" xD
Posso pegar emprestado? '

Isso depende...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...