segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

2010, Watch It Go to Fire!

2010. 2010. 2010. Curioso quando o ano vai finalizando, não? De repente tudo fica incrivelmente mágico, belo, brilhante. A esperança de algo melhor adentra os corações, embora os esperançosos talvez não saibam o que seja este algo.
Apesar de ser apenas a passagem de um dia para o outro, a “virada do ano” é significativamente importante. Preparamos-nos bem para essa época. O típico “Feliz Natal e Próspero Ano Novo” figura constantemente, mas é tão costumeiro que não sabemos quando é verdadeiro ou apenas “por educação”. Talvez saibamos, mas somos obrigados a fingir não saber. Quando eu era criança pensava: “Por que não é feliz sempre – e não apenas no Natal – e próspero para todos?” Ainda penso assim. A diferença é que acho que agora sei as respostas, infelizmente.
Não importa o que aconteceu no decorrer do ano, no fim tudo fica bem. Ouvimos a promessa de um mundo melhor (Quem prometeu mesmo?) e festejamos a prosperidade que nunca chega (talvez chegue para alguns, vai) porque o ano seguinte toma a forma do ano anterior e tudo fica normal outra vez.
A cada ano, colocamos um tijolinho no edifício do progresso. A tecnologia avança, novas maneiras de ultrapassar barreiras são encontradas. O Homem vence limitações, evolui. Mas essa evolução parece ser isolada porque a Humanidade há tempos que não dá sinal de evolução. Basicamente, muda para chegar ficar do mesmo jeito, encontra-se em constante estado de implosão.
O “nosso” progresso é destrutivo. Destrói os homens e a Natureza, mas não parece destruir o nosso orgulho. Orgulho de quê mesmo? Da estúpida evolução do Ser Humano à custa de nós mesmos? Parece que sim.
É mesmo um espetáculo. E essa “magia de fim de ano” parece vir para nos preparar para o espetáculo do ano seguinte. Enquanto o Homem se auto-afirma e orgulha-se do seu progresso, a Humanidade segue queimando lentamente, na esperança de um dia apagar o fogo (não esperemos que ele se apague sozinho ou outros apaguem para nós, certo?). Eddie Vedder tem razão quanto canta: It’s Evolution, Baby!


0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...