quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Octopus - Gentle Giant


Embora não esteja entre os “medalhões do rock progressivo”, o Gentle Giant é uma das maiores bandas do Progressivo inglês. O som único, quase que inclassificável (talvez por isso seja considerado progressivo), é uma mistura de rock, jazz, folk, blues, música barroca e erudita estruturado de forma particular.
Octopus é o quarto álbum da banda, o último que conta com Phil Shulman e o primeiro que tive o prazer de ouvir. Durante os poucos (quase) 35 minutos de duração do álbum, o ouvinte é envolto pela singularidade sonora do Gentle Giant, com sua variedade de timbres, texturas e nuances. O disco apresenta belíssimos trabalhos instrumentais e vocais. Os arranjos de todas as músicas são maravilhosos.
Em Knots, quarta faixa do álbum, Gentle Giant nos presenteia com um perfeito e complexo arranjo vocal e elaborado trabalho instrumental. Impressiona a sobreposição de vozes, um trabalho muito preciso. Surpreendeu-me o fato de eles tocarem ao vivo essa música! Sem falha alguma, com improvisações, impecavelmente (prova disso é o álbum ao vivo Playing the Fool, mas este é assunto para outro post).
The Boys in the Band é uma ótima peça instrumental, com arranjos de metais, guitarras e teclados empolgantes. Think of me with Kindness, de beleza ímpar, começa com sutis incursões de piano e vocal e vai crescendo, até chegar ao ápice com as frases de metais.
As outras músicas, The Advent of Panurge, Racounteur Troubador, A Cry for Everyone, Dog’s Life e River, cada uma a seu modo, também dão um show á parte.
Se você deseja conhecer o som dessa banda, Octopus é uma boa opção. Talvez não seja o melhor álbum da banda, mas com certeza é de uma qualidade imensa.

Faixas:
1. The Advent of Panurge (4:45)
2. Raconteur Troubadour (4:03)
3. A Cry For Everyone (4:06)
4. Knots (4:11)
5. The Boys In The Band (4:34)
6. Dog's Life (3:13)
7. Think Of Me With Kindness (3:31)
8. River (5:52)





0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...